Blog

Como analisar a produção da sua indústria?

Como analisar a produção da sua indústria?

Entender como analisar a produção da sua indústria é sempre um desafio constante para os gestores do segmento. Isso porque são diversas etapas que devem ser analisadas como a otimização de processos; o crescimento da produtividade; o gerenciamento do PLM e etc.

A manufatura digital é uma maneira de interligar toda cadeia produtiva da empresa e colocá-la na tela de um computador por meio do software Tecnomatix Plant Simulation da Siemens. Dessa forma fica fácil analisar e trocar informações entre o projeto e a produção.

O que é o Tecnomatix?

O Tecnomatix é um portfólio abrangente de soluções de manufatura digital que ajuda você a digitalizar a manufatura e o processo de transformar ideias inovadoras e matérias-primas em produtos reais. 

Com o software Tecnomatix, você obtém sincronização entre engenharia de produtos, engenharia de manufatura, produção e operações de serviço para maximizar a eficiência de sua produção e gerar inovação.

O objetivo da ferramenta é copiar a realidade e mostrá-la por um outro ponto de vista ao usuário. É por isso que quanto mais próximo ao real sistema, mais o software será eficiente ao analisar a produção. 

Dessa forma você consegue visualizar erros na sua produção como eventuais etapas desnecessárias ou etapas que levam um tempo excessivo, momentos que poderiam ser automatizados ou serem mais assertivos, falhas que passavam despercebidas, entre muitos outros problemas que, com o uso do Plant Simulation, seriam descobertos e estudados.

Como funciona o Plant Simulation Siemens?

Se você está acostumado aos demais softwares CAD, verá que a plataforma é muito semelhante - como o Solid Edge onde você pode trabalhar nas dimensões 2D e 3D.

Existem algumas abas na interface e nelas estão as funções que você poderá colocar em sua área de trabalho, como:

  • Event Controller: responsável por definir a duração ou a velocidade do processo;

  • SingleProc e ParallelProc: objeto que representa um processo ou uma máquina no sistema;

  • Workplace: representa as estações de trabalho;

  • FoothPath: define o caminho por onde os trabalhadores passam, podendo configurar para que eles realmente passem em 3D para melhor estudo.

Essas funções serão utilizadas com o intuito de mapear seu sistema de produção inteiro para que sejam feitas as análises para melhorias do seu negócio. É possível, por exemplo, especificar o rendimento de uma máquina, a duração de um processo, as suas falhas, os turnos e calendários de trabalho.

De uma forma completa, a plataforma proporciona aos seus usuários visualizar a manufatura funcionando em 3D.

Mobile Unit (MU)

De uma forma simplificada, MU’s são objetos móveis que se movimentam pelo modelo de simulação e existem três tipos de dentro de um sistema:

Entity: representa as peças do fluxo, que são produzidas, processadas e ransportadas.

Container: representa as embalagens que podem ser usadas para o transporte das entity, como por exemplo caixas e paletes.

Transporter: representa os veículos que podem transportar entity, como contêineres. Esse MU pode se movimentar sozinho em um objeto orientado dentro do sistema.

Principais funções das MU’s

Entendendo o conceito e como funciona o Mobile Unit dentro de um sistema é possível compreender as suas principais funcionalidades.

Source: representa o início da linha de montagem. Nele são adicionadas as MU’s do processo, definindo os parâmetros de montagem que serão utilizados, como, por exemplo, o intervalo de tempo da confecção das MU’s, o horário que inicia e termina a produção, o tipo de mobile que será feito.

Variable: tempo de produção, quantidade de MU’s produzidas por um determinado período. Esse recurso é responsável pela análise de dados das células em questão a fim de facilitar o estudo em cima da quantidade produzida e qualidade.

Method: função é responsável por denominar quando uma MU deve passar para a próxima etapa do processo. É possível, também, programar a sequência das MU’s no fluxo, qual será escolhida primeiro, qual a sequência que elas devem seguir na linha de montagem.

Experiment Manager: é possível criar diversos cenários e gerar relatórios deles. Você também consegue atribuir descrições aos testes feitos para facilitar nas análises futuras. Ele também proporciona que você consiga comparar os experimentos realizados.

Cursos e Treinamentos de Tecnomatix

Nós, da PLMPRO, oferecemos cursos e treinamentos de Tecnomatix para todo o Brasil na modalidade presencial (em Caxias do Sul - RS) e online.

Por ser um software extremamente técnico e que exige uma maior capacitação do profissional, é preciso realizar um curso sobre o seu funcionamento.

Os nossos cursos são indicados para os profissionais da área que estão iniciando ou para os avançados que buscam aperfeiçoamento de suas habilidades.

Já os nossos treinamentos são personalizados atendendo a realidade da empresa. Dessa forma, nosso técnico especialista realiza todo o treinamento in company.

Cursos Tecnomatix: conheça nossos cursos!

Treinamentos Tecnomatix: conheça nossos treinamentos empresarial.