Blog

Dicas de funcionalidades no Performance Predictor

Dicas de funcionalidades no Performance Predictor

O Performance Predictor é uma ferramenta poderosa do software NX Siemens que permite aos usuários realizar testes e também comparar diferentes soluções de design para o seu produto.

E quando falamos em testes e comparações é importante ressaltar que não há a necessidade de protótipos físicos com a tecnologia de gêmeos digitais! Os usuários conseguem realizar análises mecânicas em suas peças utilizando várias forças e restrições e obter resultados como deslocamento e tensão.

Veja as nossas dicas de funcionalidades no Performance Predictor

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a funcionalidade, mostraremos como utilizar o Performance Predictor a seu favor para configurar testes, selecionar materiais e visualizar as forças que atuam em sua parte.

Configurando os Testes

Para começar a usar a funcionalidade, selecione “Nova Análise” em Performance Predictor na barra de menu do NX. Isso abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá nomear seu teste e escolher o tipo de análise que deseja realizar. 

Você pode escolher entre quatro tipos de análise: Estática, Modal, Flambagem e Térmica. Cada tipo de análise possui diferentes opções e parâmetros que você pode ajustar de acordo com suas necessidades.

Tela de computador mostrando a configuração de testes no performance predictor

Se você quiser realizar uma análise estática, por exemplo, é possível especificar o tipo e a direção da gravidade, as cargas e os torques aplicados à sua peça. O mesmo vale para especificar os acessórios e suportes que restringem a sua peça e a sua aceleração e rotação. É possível definir forças e restrições personalizadas selecionando “Personalizado em Restrições de Análise”.

Selecionando os Materiais

Você já deve ter percebido que um dos fatores mais importantes que afetam o desempenho do seu produto é o material utilizado, certo?

O Performance Predictor permite que você experimente diferentes materiais e veja como eles afetam o deslocamento e a tensão da sua peça. Para fazer isso, você precisa selecionar um novo material em “Restrições de Análise” na caixa de diálogo. 

Você pode escolher o material desejado através de uma lista de materiais predefinidos ou então criar o seu próprio material personalizado especificando as suas propriedades (densidade, elasticidade, expansão térmica e muito mais).

Ao selecionar diferentes materiais, você pode ver como eles alteram os resultados da sua análise.

Tela mostrando a funcionalidade de selecionar materiais no performance predictor

Visualizando as Forças

Outro recurso útil de funcionalidade no Performance Predictor é a capacidade de mostrar ou ocultar a representação visual das forças e restrições. Ao clicar na ferramenta “Mostrar Cargas e Restrições” na barra de ferramentas, você pode alternar entre mostrar ou ocultar esses elementos na sua peça. 

Esse recurso é fundamental para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo dentro de sua peça e como é as respostas às forças aplicadas a ela.

Visualizando forças no performance predictor

Outro ponto importante é que mostrar esses elementos também pode ajudá-lo a apresentar os resultados do seu teste em um ambiente mais formal, como, por exemplo, um relatório ou uma apresentação. 

Você ainda pode utilizar capturas de tela para ilustrar as forças e restrições da sua peça e demonstrar como elas afetam seu deslocamento e tensão. No entanto, se você estiver trabalhando com peças complexas ou com muitas forças, ocultar esses elementos pode proporcionar uma visão mais limpa e simples.

Performance Predictor para otimização do design

O Performance Predictor é uma ótima opção para otimizar o design de produto, testando e comparando diferentes decisões de design sem a necessidade de protótipos físicos.

O NX possui diversas funcionalidades e as modalidades do NX CAM e NX CAD ajudam indústrias em todo mundo a entregar produtos melhores com soluções para projeto, simulação e manufatura.