Blog

Estratégias para as mudanças na indústria de bens e consumo

Estratégias para as mudanças na indústria de bens e consumo

A nova demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e mais personalizados está trazendo mudanças significativas na indústria de bens e consumo (CPG). Esse novo cenário pautado por indicadores ESG está trazendo diversos desafios.

Para superar essas barreiras e conseguir uma vantagem competitiva, os fabricantes de bens e consumo precisam de fato adotar novas estratégias que vão de encontro com a transformação digital. 

Mas como fazer isso? Separamos algumas estratégias para ajudar os fabricantes de bens e serviços a se adaptarem às mudanças no comportamento do consumidor e se manterem competitivos.

Sustentabilidade com gerenciamento de recursos

O marketing verde cada vez mais faz parte das pautas empresariais e a sustentabilidade está ganhando importância também na indústria de bens e consumo já há algum tempo.

À medida que a demanda do consumidor por produtos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis cresce. A indústria de CPG pode se beneficiar de práticas sustentáveis, como redução de custos e melhoria da reputação da marca. 

Soluções de operações integradas de manufatura (MOM) podem permitir que os fabricantes de CPG otimizem o uso de energia, reduzam o desperdício e melhorem a transparência da cadeia de suprimentos, ajudando-os a alcançar seus objetivos de sustentabilidade.

Implementar um sistema de execução de manufatura (MES) moderno

Otimizar as operações de manufatura da indústria é essencial para obter preços estáveis e ao mesmo tempo atender às expectativas dos clientes. Ao realizar um bom planejamento e implementar um MES e adotar princípios enxutos, os fabricantes de bens e consumo podem melhorar a eficiência. 

Isso inclui a otimização da eficácia geral do equipamento (OEE), o uso de tecnologia de baixo código para experiências de usuário personalizadas e a padronização de processos em várias unidades fabris.

Implemente um sistema de gerenciamento de qualidade orientado por rastreabilidade

A globalização transformou a indústria de manufatura, introduzindo novos desafios de concorrência e logística. Manter padrões de qualidade consistentes em diferentes regiões pode ser complexo devido a regulamentações variadas e disponibilidade de matéria-prima.

Para superar esses obstáculos, a indústria de CPG deve implementar um sistema de gerenciamento de qualidade orientado por rastreabilidade. Esse sistema garante processos padronizados, coleta dados para análise de causas raiz e permite a rastreabilidade do produto por meio de soluções digitais. 

Ao alcançar qualidade consistente em todo o mundo, os fabricantes podem aumentar a satisfação do cliente e mitigar o risco de recalls ou reclamações.

indústria de bens e consumo em produção

Aproveitamento de dados e análises para excelência

O mercado de bens e consumo é extremamente competitivo, por isso as empresas precisam otimizar seus processos internos para diferenciar seus produtos e atender às expectativas do cliente. 

Ao aproveitar o poder dos dados e análises, os fabricantes de CPG podem identificar e eliminar gargalos, resultando em maior eficiência, melhor qualidade e redução de custos. 

A inteligência de manufatura oferece painéis específicos da indústria de fácil utilização que fornecem insights imediatos para melhorias na qualidade e otimização da produtividade. Esses dados possibilitam a tomada de decisões orientadas por dados, capacitando os fabricantes a aproveitar os insights de seus próprios processos de manufatura.

Transforme suas operações e se mantendo à frente

Para ter sucesso na evolução da indústria de bens e consumo, os fabricantes devem realmente entender e abraçar a transformação digital sustentável para implementar estratégias que atendam as mudanças nas demandas do consumidor. 

Além disso, é preciso ir além da produção e entender que a comunicação pode é uma grande aliada para criar uma vantagem competitiva. Trabalhar com a agência de marketing digital para comunicar as ações aos consumidores é fundamental para melhorar a reputação da marca e atrair investidores.

As soluções de software da Siemens oferecem as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso na dinâmica indústria de bens e consumo. Com o Teamcenter as empresas podem projetar produtos de forma mais eficiente e sustentável - com menor consumo de recursos durante sua fabricação e operação.

Já o software NX (com os módulos NX CAM e NX CAD) auxilia na criação de produtos mais eficientes e sustentáveis, permitindo a simulação de produtos e processos de fabricação para reduzir o consumo de recursos.