Blog

O que é PLM?

O que é PLM?

Entender o que é PLM e qual a sua importância é fundamental para as empresas conseguirem se manter competitivas no mercado. Da mesma forma, é fundamental também para lançar produtos de forma constante e assertiva.

Muitas empresas investem em profissionais ou em táticas de produção na tentativa de diminuir falhas de comunicação interna e de passagem de conhecimento acerca dos produtos e clientes, mas o tempo passa e descobrem que os objetivos não são alcançados.

A resposta para esse desafio está justamente na aplicação do Product Lifecycle Management (PLM)! 

O que é PLM?

Como mencionamos logo acima, PLM é a sigla para Product Lifecycle Management, que em português é traduzido para Gestão de Ciclo de Vida do Produto.

Na prática, o PLM é são as etapas focadas no gerenciamento dos produtos que vão desde a criação até o momento em que ele deixa de ser produzido. Essas etapas são baseadas no próprio ciclo de vida dos seres humanos, onde por definição somos organismos que evoluímos desde o nosso nascimento até a o momento de nossa morte. Ou seja, assim como os homens, os produtos também nascem, evoluem e morrem.

É justamente por possuir essa evolução que criar e desenvolver um produto é uma tarefa desafiadora para qualquer empresa. Assim, o PLM é fundamental para a indústria por ser capaz de fornecer detalhes sobre a rede de fornecedores, distribuidores, colaboradores e clientes.

Quais as etapas do Ciclo de Vida do Produto?

Desenvolvimento: aqui é o início de tudo. É nessa fase que são realizadas todas as análises, especificações e testes de validação do produto. De uma forma geral, durante a fase de desenvolvimento não são necessárias ações de vendas.

Introdução: após o produto ser criado, chega a fase de introduzi-lo no mercado. Por ser uma etapa inicial, é muito comum que as vendas e o faturamento não sejam altos pela falta de conhecimento dos consumidores potenciais.

Crescimento: quando a etapa de introdução é bem executada, a próxima etapa deve ser naturalmente a de crescimento. Isso significa que o público já possui conhecimento do produto e das suas vantagens. 

Por conta disso, o volume de vendas tende a aumentar e, assim como a sua produção.

Maturidade: os que entram na fase de maturidade no mercado são aqueles que estão no auge do seu potencial. Na etapa de maturidade, as vendas do produto tendem a se estabilizar e o item em questão ganha um público fiel.

Aqui o grande desafio é cuidar para que a solução atrelada ao produto se mantenha nessa posição de amadurecimento e de destaque o maior período de tempo possível.

Declínio: aqui chegamos na fase final do ciclo de vida do produto e os motivos para isso podem ser os mais diversos possíveis como uma nova concorrência mais completa ou até mesmo por mudança no comportamento do consumidor.

Quando chega-se nessa etapa, é importante avaliar as opções de melhorias e deixar o produto atrativo novamente.

Como funciona o PLM?

Um sistema de PLM é extremamente completo e facilita a gestão do ciclo de vida do produto de uma forma simples para trazer um alto retorno com uma baixa complexidade de implementação. 

Diferente do que muitos gestores imaginam, um sistema PLM pode ser adotado por indústrias dos mais variados tamanhos e segmentos, mas destaca-se principalmente em empresas onde existe uma grande base de informação a ser gerida e compartilhada.

Com a informação acima você deve ter percebido que a base de um PLM é a gestão de documentos por meio do GDM, bem como a gestão de dados com a aplicação do PDM. Neste sentido o PLM torna-se, também, uma excelente ferramenta de gestão de projetos.

Qual a importância do PLM?

O PLM traz às indústrias diversos benefícios que permitem uma real compreensão de todo o ciclo de produção de seus produtos. Então, compreendendo as diferentes fases em que o produto se encontra, serve para traçar os próximos passos e a definir a nova estratégia de desenvolvimento.

O primeiro passo para os gestores na hora de trabalhar com o PLM é organizar um mapa completo de produção, pois muitas atividades necessárias ao desenvolvimento de um produto ou à sua produção são desconhecidas pelos gerentes.

Essa é outra vantagem do PLM onde é possível se ter uma visão completa de todo esse ciclo produtivo. Dessa forma, é possível identificar pontos fracos para ajustá-los e pontos fortes que devem ser melhor explorados.

Redução de custos de produção: reduzir custos na etapa de produção é sempre um grande objetivo de qualquer organização. Possuindo um controle completo dos produtos, vendas e fornecedores, é possível realizar um acompanhamento efetivo dos custos de produção e evitar investimentos mal realizados.

Ganho de produtividade: entender como funciona o ciclo produtivo de um determinado produto facilita a verificação da existência de gargalos produtivos, que dificultem ou prejudiquem a produtividade da planta.

Menos tempo entre confecção e comercialização: este é um dos principais benefícios de contar com um sistema PLM. Diminuir o tempo entre confecção e comercialização permite melhorar o período que vai desde o primeiro insight até a disponibilização do produto no mercado.

Desta forma, quanto menor o tempo nesta etapa, mais rápido é o retorno dos investimentos realizados pela empresa com o desenvolvimento do seu produto.

Qual o melhor sistema PLM?

Como você pode perceber, contar com um sistema PLM traz diversos benefícios à sua empresa. O melhor software PLM do mercado é o Teamcenter da Siemens.

O Teamcenter é um software moderno e adaptável de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM) que conecta pessoas e processos, em silos funcionais, com uma orientação digital para inovação.

O software organiza seus arquivos CAD de diversos aplicativos em apenas um único ambiente altamente seguro, facilitando na hora de localizar e re-utilizar. 

A PLMPRO é parceira Smart Expert da Siemens, especialista na implantação personalizada de tecnologias industriais atuando como representante, vendedora e implantadora de Soluções PLM, Cursos e Treinamentos para o Teamcenter.

Além disso, fazemos a implantação dos softwares Solid Edge, NX CAD, NX CAD e Tecnomatix, também do portfólio Siemens, em indústrias e todo o Brasil.

Veja o nosso case de sucesso com a aplicação do Teamcenter para a  Librelato, uma das maiores empresas do setor rodoviário do país: Case Librelato.

Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções para a sua indústria!