Blog

A parceria entre Red Bull Racing e NX CAD

A parceria entre Red Bull Racing e NX CAD

A equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing e o NX CAD da Siemens possuem uma parceria de sucesso há anos e o resultado não poderia ser diferente: sucesso em campeonatos.

Para entender a relação com a Siemens, precisamos voltar no tempo. Antes mesmo de virar Oracle Red Bull Racing, como é conhecida hoje, na época Jaguar Racing e Stewart Grand Prix, a equipe já contava com os Softwares Siemens para seus carros de Fórmula 1.


Carro de Fórmula 1 antigo da equipe Jaguar Racing


Guiada pelo piloto Max Verstappen, em 2022 a equipe conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores.

Em episódio do podcast Next Generation Design, Daniel Watkins, chefe de CAD e PLM na Oracle Red Bull Racing, comentou sobre como eles usam o NX CAD para projetar seus carros de F1.

Ouça o episódio e descubra os motivos que fazem a equipe Oracle Red Bull Racing depender tanto do NX da Siemens e a importância do gêmeo digital na perfeição do carro.

Projeto do carro F1 da Oracle Red Bull

O processo de design da equipe é um loop muito interativo, geralmente começando com um conceito do ponto de vista aerodinâmico. Em seguida, criam diversas variações do conceito dentro do NX CAD. 

Incorporando o modelo 3D do NX, validam virtualmente a aerodinâmica do carro usando um processo de dinâmica dos fluidos computacional (CFD). 

Após a análise dos dados da simulação, é criado um modelo em escala de 60% para ser testado em um túnel de vento para ser comparado à simulação CFD. Finalmente, um design de carro em tamanho real será escolhido com base na análise dos testes anteriores a serem feitos no NX. 

Usando ferramentas virtuais da plataforma Siemens Xcelerator para análise de elementos finitos (FEA), as peças são validadas para garantir que sejam duráveis e capazes de rodar na sua máxima perfeição na pista.

É somente depois de muitas rodadas de testes e simulações que são fabricadas peças para o carro em tamanho real para entender se correspondem à validação virtual em FEA. Caso as peças passem nos testes, aí sim são fabricadas e incorporadas ao carro de Fórmula 1. 

Os testes finais são realizados durante sessões de treinos onde a equipe pode realmente entender como as peças funcionam e podem ser comparadas às simulações CFD e FEA realizadas anteriormente.



A parceria não para no software NX CAD no projeto F1

Além do NX CAD, a Oracle Red Bull Racing utiliza muitas soluções da plataforma Siemens Xcelerator, como os softwares NX para manufatura e o Teamcenter.

Uma das principais forças da equipe é o projeto e a fabricação de peças compostas. Nos últimos anos, a equipe de F1 tem utilizado o Fibersim dentro do NX para projetar e guiar a fabricação de peças compostas. 

Com o uso de máquinas de projeção de camadas a laser, o Fibersim reduziu drasticamente a variabilidade decorrente de processos manuais, diminuiu o desperdício de material e aumentou a eficiência.

E com a colaboração do Fibersim e do Teamcenter, um processo que antes levava quatro dias manualmente agora leva apenas cerca de 10 minutos!

Se você, assim como a gente, é fã de F1, então agora tem um motivo a mais para acompanhar e torcer para a Oracle Red Bull Racing. A temporada de 2023 finaliza no dia 26 de novembro em Abu Dhabi.