Blog

Sistema SCADA + PLM nas indústrias

Sistema SCADA + PLM nas indústrias

A gestão eficiente dos processos, assim como a automação, são peças fundamentais quando buscamos ser mais competitivos e produtivos no cenário industrial. Para isso acontecer, dois sistemas despontam como catalisadores dessa transformação: SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) e PLM (Product Lifecycle Management).

Através do PLM é possível gerenciar um produto desde a sua fase de concepção até a sua descontinuação, integrando dados, processos, sistemas e pessoas envolvidas no desenvolvimento e produção. Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Centralização e organização de dados do produto
  • Redução de erros e retrabalho no desenvolvimento
  • Melhoria na colaboração entre equipes
  • Aceleração da inovação e do time-to-market
  • Conformidade com normas e regulamentações

A Siemens, líder mundial em PLM oferece softwares na área como o Solid Edge, uma ferramenta de design 3D que oferece modelagem síncrona; NX, uma avançada suíte de software CAD/CAM/CAE; Tecnomatix, oferecendo soluções para simulação e otimização de processos de produção e o poderoso Teamcenter, líder em PLM e que facilita a integração de pessoas, processos e sistemas ao longo do ciclo de vida do produto.

Já o sistema SCADA pode ser um grande aliado ao PLM, mas para entendermos melhor como eles se relacionam trazendo benefícios para as indústrias, é preciso antes contextualizá-lo.

O que é o sistema SCADA

O SCADA é um sistema de supervisão e aquisição de dados utilizado para monitorar e controlar processos industriais. Uma das grandes vantagens desse sistema é que tudo isso é realizado em tempo real. 

Assim, o SCADA coleta informações de sensores e dispositivos distribuídos em uma planta industrial, permitindo que operadores tomem decisões baseadas em dados precisos. Vamos conhecer outras vantagens?

  • Controle remoto de equipamentos
  • Registro e análise de dados históricos
  • Alarmes e notificações para falhas operacionais
  • Integração com outros sistemas industriais, com o Teamcenter. O software da Siemens inclusive possui integração com o Solid Edge e os principais softwares CAD do mercado.

Para se ter uma ideia, o SCADA é utilizado em diversos setores, como o de manufatura, energia, petróleo e gás, saneamento e transporte, ajudando a proporcionar maior eficiência e segurança operacional.

Qual a relação entre SCADA e PLM

Como você pode ver, ambos os sistemas possuem propósitos diferentes, mas juntos, são uma excelente alternativa dentro da indústria para eficiência de produção e segurança. Se de um lado o SCADA fornece dados operacionais em tempo real, o PLM faz uso dessas informações para aprimorar o desenvolvimento e a gestão dos produtos.

Melhoria na rastreabilidade e qualidade: Dados coletados pelo SCADA podem ser usados para ajustar parâmetros no PLM, garantindo maior qualidade e conformidade.

Otimização do ciclo de vida do produto: Informações de desempenho obtidas pelo SCADA ajudam a melhorar projetos futuros e aprimorar processos de manutenção.

Redução de custos operacionais: O uso combinado dos sistemas minimiza desperdícios e aumenta a eficiência da produção.

Tomada de decisão baseada em dados: A integração permite análises preditivas e corretivas, impulsionando a inovação industrial.

Assim, a sinergia entre SCADA e PLM traz um avanço importante para as empresas na era da Indústria 4.0, promovendo automação inteligente, maior controle sobre processos e otimização do ciclo de vida dos produtos. As indústrias que investem nessa integração ganham maior eficiência, inovação e competitividade no mercado.

Sua indústria está preparada? Se você busca mais controle e inteligência na produção, a integração entre  SCADA e PLM será a melhor forma de buscar maior produtividade e competitividade no mercado.