Solid Edge na construção de máquinas agrícolas de última geração
Agricultura e tecnologia andam juntas há séculos, como por exemplo, desde séculos atrás com a invenção do descaroçador de algodão. Essa relação entre as duas está em constante evolução, sendo impulsionada ainda mais nos dias atuais com o boom das inteligências artificiais e a implementação das IA em softwares e maquinários.
Um exemplo disso é o Solid Edge, que já reinventou a colheita em campos de morango e, agora, está indo além no segmento agrícola através da Farm-ING, uma empresa Austríaca dedicada à transformação das práticas agrícolas tradicionais, desenvolvendo máquinas personalizadas, concebidas para aumentar a produtividade, reduzir o impacto ambiental e inaugurar uma nova era de agricultura orientada para a tecnologia.
Inovando a agricultura com IA e o Solid Edge
O objetivo da Farm-ING é desenvolver máquinas que aumentem a eficiência e ao mesmo tempo minimizem a necessidade de trabalho manual e pesticidas. As suas ferramentas agrícolas inteligentes representam um salto para a agricultura orgânica e sustentável para as empresas. Seus produtos, como o sistema automático de orientação de fileiras, são todos projetados para funcionar em conjunto com robótica avançada, permitindo uma operação totalmente autônoma.
Maquinário pesado combinado com componentes de alta tecnologia
A ideia da empresa Farm-ING é conseguir automatizar processos que exigem muita mão-de-obra, como o controle de ervas daninhas, aproveitando a IA para aumentar a eficiência. Mas, é preciso ressaltar que a adesão de tecnologia de ponta em máquinas pesadas possui seus próprios desafios.
É aí que o Solid Edge da Siemens desempenha um papel fundamental no fluxo de trabalho de design da Farm-ING, sendo o software escolhido para criação de seus modelos 3D conceituais em estágio inicial e, em seguida, refinar esses projetos em modelos digitais mais detalhados à medida que o desenvolvimento avança.
O caminho de sucesso da Farm-ING com o Solid Edge começou devido à experiência anterior e a uma forte parceria com prestadores de serviços da Siemens. Embora inicialmente tenham explorado outros softwares CAD, sua familiaridade com o Solid Edge permitiu que começassem rapidamente, e logo ficou claro que o Solid Edge superava os concorrentes, especialmente no manuseio de grandes montagens.
Embora o foco principal do Farm-ING seja software e IA, eles dependem fortemente do Solid Edge para suas necessidades de projeto mecânico. Serve como uma ferramenta essencial para unir a sua tecnologia baseada em IA com a engenharia mecânica necessária para construir máquinas agrícolas de última geração.
O futuro reserva ainda mais crescimento
Se agora já é bom, o futuro se apresenta ainda mais promissor para a Farm-ING, à medida que a empresa busca ser o parceiro ideal para o controle sustentável de ervas daninhas. Nos próximos anos, a Farm-ING planeia lançar uma série de novos produtos, cada um com elevado potencial de mercado. A sua profunda experiência em engenharia agrícola, IA, robótica e automação coloca-os numa posição forte para o crescimento futuro.
O Solid Edge apresenta uma interface alimentada por IA projetada para aprender com o comportamento do usuário, prevendo o próximo comando em uma sequência e colocando opções intuitivamente no cursor. Isso reduz a navegação desnecessária na tela e permite um trabalho mais rápido.
Além disso, o novo recurso de edição de operações assistido por IA no Solid Edge CAM Pro oferece aos usuários operações de usinagem guiadas e sugestões personalizadas com base no projeto específico e no estilo de programação do usuário.
Assim, o Solid Edge mais uma vez supera a concorrência para se tornar um ponto essencial no setor de tecnologia agrícola.